Quem somos

Fins estatutários

A Incentivar Partilha – Associação é uma associação privada, sem fins lucrativos que tem como fim “promover iniciativas e atividades no âmbito da economia social que levem à criação e manutenção de um espaço que proporciona o uso partilhado de equipamentos e de recursos, bem como condições para o trabalho colaborativo” (art. 2.º dos estatutos).

Pré-história da Associação: O TechClub

A Incentivar Partilha – Associação registou os seus estatutos no dia 12/10/2012, tendo, na altura, como objecto mais imediato da sua acção funcionar como organização angariadora de apoios para um projecto denominado “TechClub – Oficinas do Bom Sucesso” que o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, através da sua ATES – Área Transversal de Economia Social, estava a iniciar com o propósito de combater o desemprego.

Mais precisamente, tratava-se de criar um espaço com várias oficinas, a utilizar em regime de tempo partilhado, preferencialmente por pessoas desempregadas ou com empregos precários, que aí quisessem produzir bens e serviços para vender, ou que quisessem, com isso, experimentar o que poderia vir a ser um futuro negócio por conta própria, tirando partido das sinergias que um espaço destes permitiria desenvolver.

A ideia do TechClub tinha estado a germinar no âmbito do SocialSpin, a componente de economia social da incubadora Spinlogic do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, como um tipo de projecto que não existia, mas que era necessário para combater os problemas que afectavam o mercado de trabalho em Portugal.

Esta ideia especificou-se melhor por ocasião de um workshop do projecto de investigação TEPSIE – The theoretical, empirical and policy foundations for building social innovation in Europe que teve lugar em Abril de 2012, na Universidade de Berkeley, onde participaram os coordenadores do SocialSpin (Américo Mendes) e do Spinlogic (Vítor Verdelho Vieira) que aproveitaram essa oportunidade para visitar o TechShop de São Francisco. A rede TechShop serviu de inspiração sobre como operacionalizar algumas componentes do TechClub.

Os preparativos para essa operacionalização iniciaram-se logo em Abril de 2012. Depois de várias diligências, em Junho de 2012 encontrou-se um local para alugar que parecia ter condições adequadas para o desenvolvimento deste projecto, mais precisamente, as instalações da antiga Litografia Lusitana, perto da Rotunda da Boavista, no Porto.

Com uma boa colaboração por parte do IEFP conseguiu-se identificar um grupo de pessoas desempregadas e alguns monitores qualificados interessados em avançar com o TechClub.

No final do Verão e no Outono de 2012, a Universidade Católica investiu nalgumas obras de melhoramento do espaço encontrado para este projecto, mas essas obras iniciais vieram a revelar deficiências estruturais no edifício cuja correcção iria exigir um investimento muito mais elevado do que o inicialmente era previsto. Por isso, este projecto e esta localização tiverem que ser abandonados num processo que se iniciou no final de 2012 e que durou até Abril de 2013. Deste processo ficou uma boa relação com o IEFP que não se perdeu e que veio a dar bons frutos mais tarde.

 

Criação do CIAP – Centro Incentivar a Partilhar

Apesar do TechClub não ter avançado, manteve-se vivo o propósito de redefinir uma iniciativa que também visasse combater formas de exclusão social através da criação de um outro tipo de espaço para uso partilhado por parte de organizações que tivessem em comum na sua missão este propósito social. Depois de várias diligências feitas neste sentido, surgiu uma boa oportunidade para lançar um projecto deste tipo, no Verão de 2014. Nessa altura foram iniciados contactos com a Câmara Municipal de Matosinhos para o que veio a ser, em Agosto de 2016, a cedência, em regime de comodato, à Incentivar Partilha – Associação, das instalações da Escola de Ensino Básico da Cruz de Pau, situada no bairro com o mesmo nome, na cidade de Matosinhos, que, a partir de então, deixou de ter uso escolar.

Assim nasceu o que depois se veio a designar por “CIAP – Centro Incentivar a Partilha”. É aqui que, desde então, funciona a sede da Associação, o que deu lugar a uma alteração estatutária, em 16/01/2017, para registar a mudança de localização.

O CIAP, ainda sem esta designação, iniciou as suas actividades em 18 de Agosto de 2016, com um grupo inicial de organizações e de pessoas que, na sua maior parte, vinham da incubadora SocialSpin que, entretanto, tinha sido encerrada pela Universidade Católica Portuguesa. Foi esse grupo que depois depressa se alargou que, logo em Setembro desse ano, de uma forma participativa, escolheu a designação de CIAP para este projecto.

Para além do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e da Câmara Municipal de Matosinhos mais a Matosinhos Habit, o IEFP também tem sido um parceiro muito importante do CIAP. Com efeito, para a sustentabilidade económica deste projecto têm contribuído não só várias formas de partilha solidária por parte dos parceiros fundadores (cedência gratuita de instalações, trabalho de acompanhamento técnico) e dos membros do CIAP (trabalho voluntário), mas também a partilha correspondente ao aluguer de algumas salas para acções de formação do IEFP. Por isso, esta boa colaboração que vem do tempo do TechClub não se perdeu e tem dado muitos bons frutos.

 

Órgãos sociais

Assembleia Geral

Presidente: Francisco José Amorim de Carvalho Guerra

1.º Secretário: Vítor Verdelho Vieira

2.º Secretário: Tatiana Paiva Mendonça

Direcção

Presidente: Américo Manuel dos Santos Carvalho Mendes

Vice-Presidente: Joana Aires da Silva de Morais e Castro Martins dos Santos

Tesoureiro: Filipe Nuno Carvalho Barros Pinto

Conselho Fiscal

Presidente: Paulo Alexandre Costa Gonçalves

1.º Vogal: Inês de Carvalho Vieira Pinto Cardoso Carvalhosa

2.º Vogal: Patrícia Carla Patrício de Oliveira e Sousa

A nossa história