Casa da Floresta
Casa da Floresta das Serras do Porto, Paiva e Sousa
Trata-se de um projecto da Associação Florestal do Vale do Sousa do qual a Incentivar Partilha – Associação é entidade parceira.
O projecto tem como objectivo organizar actividades de animação comunitária que promovam os valores recreativos, ambientais, educativos, culturais e terapêuticos dos espaços florestais nas zonas das Serras do Porto (Gondomar, Valongo e parte do concelho de Paredes) e Vale do Sousa (Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, resto do concelho de Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva).
O projecto foi lançado na sessão pública comemorativa do 25.º aniversário da Associação Florestal do Vale do Sousa que teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, no dia 30 de Março de 2019.
Durante o primeiro ano de actividade foram realizadas várias acções de animação comunitária centradas na freguesia de Aguiar de Sousa (concelho de Paredes), em parceria com a respectiva Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Paredes que cederam, para o efeito, as instalações de uma antiga escola primária e as que têm no lugar da Senhora do Salto.
Na mesma freguesia foram também organizados ATL em tempos de férias para as crianças de duas escolas locais, em parceria com as respectivas associações de pais.
A organização destas acções foi assegurada por entidades que fazem parte do CIAP – Centro Incentivar a Partilha.
A pandemia do COVID-19 obrigou à suspensão temporária das actividades deste projecto que estão, agora, em vias de serem relançadas.