Step 1 of 8

MECANISMO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS TRANSPARENTE

Apresentação

O presente questionário destina-se a ser utilizado no "Estudo sobre a Importância Económica, Social, Ambiental e de Inovação das Organizações pertencentes à Rede ANIMAR" que está a ser realizado pela Incentivar Partilha – Associação como uma atividade do Projeto da ANIMAR intitulado “Capacitar para Agir em Rede III”. O questionário é uma réplica autorizada do "Mecanismo de Prestação de Contas Transparente” que foi construído no âmbito do Projeto “Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas”, promovido pela ATES-Área Transversal da Economia Social da Universidade Católica Portuguesa – Porto e apoiado pelo BPI / Fundação “la Caixa”. Os seus objetivos são os seguintes:

  1. Contribuir para uma prática de prestação de contas mais transparente das OES portuguesas, legitimadora da sua ação; 
  2. Possibilitar um autodiagnóstico organizacional sobre transparência na prestação de contas, a partir de seis dimensões de análise; 
  3. Permitir a identificação de dimensões organizacionais e gestionárias que, à luz dos pressupostos deste Mecanismo, podem ser exploradas e melhoradas pelas OES, numa lógica de aprendizagem organizacional, através de um relatório de recomendações.

De forma a não entorpecer o desempenho da organização, não obstante a sua dimensão em termos do número de recursos humanos e o volume da sua atividade, é um Mecanismo de preenchimento simples, online e, preferencialmente, coletivo, potenciando a autorreflexão não apenas de dirigentes mas de diferentes pessoas que integram a OES respondente. O preenchimento terá uma duração aproximada de 30 minutos.

Resultando de um exercício constante de problematização e debate crítico sobre Transparência e Accountability (ou Prestação de Contas no sentido mais amplo da expressão), o Mecanismo tem por base uma extensa revisão bibliográfica, um benchmark de ferramentas de Transparência e de Prestação de Contas de diferentes geografias e as aprendizagens retiradas das sessões de trabalho com o Comité de Transparência do Projeto, composto por doze membros com saberes e experiências variadas em torno do setor da Economia Social em Portugal. Reveste, ainda, um caráter exploratório e assume a inexistência de determinada ferramenta, processo ou procedimento como uma oportunidade de aprendizagem organizacional, instigadora de práticas organizacionais melhoradas. O Mecanismo procura, assim, romper com a abordagem de natureza punitiva que, genericamente, envolve e se associa à Prestação de Contas, e pretende ser útil às diversas famílias jurídicas do setor da Economia Social em Portugal e capaz de horizontalizar responsabilidades.

Em termos de estrutura, o presente Mecanismo sustenta-se em seis princípios transversais – a Transparência, a Boa Governação, a Igualdade de Género, a Sustentabilidade Social, a Sustentabilidade Ambiental e a Sustentabilidade Financeira –, assumidos como eixos unificadores e em torno dos quais se organizam as seis dimensões definidas, no Projeto, como enformadoras do conceito de Accountability (ou Prestação de Contas):

  1. Questões Identitárias
  2. Governança
  3. Planeamento Estratégico e Resultados
  4. Gestão Financeira
  5. Gestão de Pessoas
  6. Aprendizagem Organizacional

As dimensões são compostas, por sua vez, por 4 a 6 indicadores com questões associadas.

Uma vez preenchido o Mecanismo e submetidas as respostas, a organização respondente terá automaticamente acesso a um relatório final onde constarão três tipos de recomendações: uma recomendação geral, uma recomendação por princípio transversal e uma recomendação por cada um dos indicadores que compõem o Mecanismo. Este relatório será visível na plataforma, ao ‘clicar na seta direita', sendo também enviado para o e-mail fornecido pela pessoa respondente. Caso o relatório não seja recebido, aconselhamos a consulta da caixa de spam do e-mail.

De salientar que salvaguardamos a confidencialidade da informação que nos fornecer. De igual modo, e ao abrigo do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), pedimos-lhe que autorize o uso dos dados que nos fornecer no âmbito estrito do estudo que a Incentivar Partilha – Associação está a realizar para a ANIMAR.

Consentimento Informado
Declaro que sou maior de idade e fui informado/a sobre os objetivos do Mecanismo, de forma voluntária, com tratamento confidencial dos dados. A privacidade deverá ser mantida, sendo concedido o nome da instituição apenas para assegurar que não ocorrem duplicações de resposta ao Mecanismo. Fui informado/a de que posso desistir do preenchimento a qualquer momento. De acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), os meus dados de contacto serão incluídos num arquivo com o único objetivo de permitir a comunicação com a Incentivar Partilha - Associação no âmbito do estudo sobre a “Importância Económica, Social, Ambiental e de Inovação das Organizações pertencentes à Rede ANIMAR”. Fui informado/a dos direitos de acesso, retificação e cancelamento em relação aos meus dados nos termos previstos na lei. Se consentir com o exposto e em participar no Mecanismo 'clique na seta' para avançar.

Saiba mais sobre o Projeto "Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas":
medium.com/@atesucp.transparencia
porto.ucp.pt/transparenciaOES